Sabe-se que tubos de caldeiras, trocadores de calor, condensadores e outros equipamentos de troca térmica, acumulam depósitos durante os períodos de operação.
A formação de incrustações, tanto duras quanto brandas, na superfície interna do tubo pode reduzir o fluxo de troca térmica através da parede do tubo, pois tais incrustações são geralmente isolantes térmicos. Além disso, o crescimento da camada de incrustação no interior do tubo gradualmente diminui a área de seção interna, consequentemente reduzindo o fluxo de fluido. Ambos efeitos ocasionam a perda de eficiência do equipamento térmico. Também há possibilidade de dano ao tubo devido à natureza química de alguns depósitos que podem ser corrosivos para o material do tubo.
Conclui-se que, para manter a eficiência e prevenir danos permanentes, os tubos dos equipamentos de troca térmica devem ser conservados limpos e livres de incrustações.
A HANNA oferece uma extensa linha de equipamentos para limpeza de tubos e acessórios que atendem às necessidades de muitas classes de sistemas de troca térmica e adequados a uma variedade de tipo de depósitos usualmente encontrados.